TAM

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 29 de março de 2011

APICULTURA ORGÂNICA

     
  A apicultura é uma importante atividade que contribui para a proteção do meio ambiente e para a produção agro-florestal através da ação polinizadora das abelhas. A qualificação de produtos apícolas orgânicos está diretamente relacionada às características de tratamento das colmeias e ao respeito ao meio ambiente. Esta qualificação depende também das condições de extração, processamento e armazenagem dos produtos apícolas.

As colmeias devem ser construídas com materiais naturais que não comportem riscos de contaminação ao meio ambiente ou aos produtos da apicultura e devem estar localizadas em áreas também consideradas orgânicas, ou seja, áreas isentas de pesticidas e distantes de qualquer tipo de construção humana que possa afetar a produção apícola, como estações de tratamento de esgoto, usinas, fábricas de produtos químicos, centros industriais, etc.

As abelhas devem contar com fontes suficientes de néctar natural e pólen, bem como acesso à água e não podem ser alimentadas artificialmente com açúcar ou melado. Prática muito comum entre os apiários convencionais para o aumento da produção melífera, uma vez que uma abelha produz aproximadamente apenas de 5g de mel por ano. Caso as abelhas adoeçam, estas deverão ser isoladas e não poderão ser tratadas com nenhum tipo de antibiótico ou produto químico. Todos os materiais utilizados, desde o manejo das colmeias até os produtos finais, devem ser de aço inox, cobertos com cera, ou feitos de materiais atóxicos.

Dessa forma, o certificado orgânico é a verdadeira garantia na qualidade dos produtos apícolas. Que além de um controle oficial, assegura também a origem do produto e a rastreabilidade da cadeia produtiva e nacional. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário